quarta-feira, 16 de junho de 2010

Palace: E agora?



O CineArte Palace encontra-se em reforma. Está sendo instalado, nas salas de projeção, o sistema digital. As poltronas serão trocadas e todo o espaço do café está em reforma para abrigar nova parceria.

O término do contrato com o Unibanco e a dificuldade de conseguir outros patrocinadores foi o começo do que poderia ter sido o fim do último cinema de rua da cidade. Adhemar de Oliveira, Programador Cultural do CineArte Palace, disse em audiência pública, convocada pelo vereador Flávio Cheker, que as despesas e dívidas aumentavam dia a dia e que trocou os projetos para melhor atender a exibição de filmes e garantir público.

Essa audiencia pública foi encerrada e assim defininiu-se uma comissão para buscar formas de manter o Palace aberto. Segundo o vereador Flavio Cheker a apresentação de argumentos em favor da manutenção do cinema sensibilizou o poder público.

O CineArte conseguiu firmar parceria com o Shopping Alameda e com a Prefeitura de Juiz de Fora, através da FUNALFA. Os recursos repassados vão para programas que são um desdobramento do projeto Cinema Para Todos, segundo informou a assessora de relações públicas da fundação, Adriana Abrantes. “Projetos sociais como Sessão Cidadão, Clube do Professor, Sessão Escola e Sessão Terceira idade fazem parte de uma estrutura que atende a uma população que não tem condições de pagar um ingresso para ir ao cinema”.

Além dessas parcerias a Fábrica de Doces Brasil ocupará o espaço do café, que está sendo adaptado para abrigar o negócio da família Estiguer. O proprietário Igor Estiguer está feliz com essa possibilidade de movimentar o espaço. “ Interessante a fachada do Palace e também por ter sido fundado na mesma década que a doceria.” Igor diz ainda que fez a proposta ao programador cultural, Adhemar de Oliveira, por ver que o café do CineArte estava fechado. O cinema de rua CineArte Palace foi inaugurado na década de 1940, o prédio tem a arquitetura da época, em Art-decó, e se localiza na esquina da Rua Halfeld com a Batista de Oliveira. Permaneceu fechado por 14 anos e foi reinaugurado em 1998. Conta com duas salas de projeção. E abriga anualmente o Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.


Para o professor de cinema e tv, Mauro Pianta, é o momento do Palace assumir produções locais já que as salas funcionarão com sistema digital. “Seria um modo de difundir novas idéais.” Pianta diz ainda que tem uma relação afetiva muito forte com o CineArte. “ Tenho lembranças muito líricas. Aos 10 anos assisti duas sessões seguidas. Lá foi o local onde foi exibida minha primeira fotografia, meu primeiro trabalho.

A professora aposentada, Antonia Barbosa, ressalta a importância do Palace ser um ponto de encontro e cultura. “ O CineArte é bonito com uma arquitetura diferente e no centro da cidade. É um prazer muito grande poder encontrar amigos e assistir a um bom filme num lugar como aquele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário